Posted in:

Segredos Para Encontrar Passagens Aéreas Baratas

Você gosta de viajar, mas muitas vezes se encontra sem recursos para realizar a viagem de seus sonhos?

Caso você seja uma das pessoas que está sempre ligada nas atualizações sobre preços de viagens para ficar sempre atentado nas promoções. Acaba de encontrar o lugar certo.

Aqui vamos mostrar passo a passo o que você deve fazer para encontrar as passagens mais baratas para os destinos mais sonhados aos viajantes, mochileiros, andarilhos, peregrinos, enfim.

Antes de tudo, para causar conforto mental e canalizar um viés divertido a esta leitura, façamos uma analogia simples para comparar a busca de oportunidades. Esta metáfora pode ser utilizada para vários ganhos inclusive este.

Com certeza você já ouviu falar em corujas, aqueles bichinhos que nunca dormem e passam a noite sentadas na arvore diante de um ponto de observação, cercando o que acontece ao seu redor, enquanto a maioria dos outros animais, inclusive os racionais, dormem.

Este animal silencioso e discreto é capaz de capturar informações em um ângulo de 360°, pois estão sempre atentos aos rumores e vigilantes a todo e a todos.

Se você compreendeu esta peque na comparação, já ajudará a compreender o que queremos propor para seu conhecimento sobre como encontrar passagens aéreas baratas ao seu gosto.

Isso porque hoje vou falar sobre a possibilidade de comprar passagens baratas, gastando justamente aquele dinheiro economizado comendo uma boa pizza em um restaurante italiano apenas chegado em Roma, tomando um belo vinho chileno.

Sonhar é grátis e faz bem as faculdades mentais, mas realizar os sonhos faz bem à alma. E é nessas horas que nos deparamos com as seguintes questões:

Mas como encontras passagens aéreas baratas?

Existe um jeito concreto e fácil para conseguir descontos certos?

A premissa é que não há truques infalíveis e que a aleatoriedade desempenha um papel decisivo. De um modo em que suas previsões, estudos avançados sobre os algoritmos de vendas podem falhar muito facilmente.

Pode, por exemplo, acontecer de uma turma completa de intercambistas decidirem viajar juntos a Paris no mesmo dia quando você planejou comprar a passagem que te fará realizar o sonho de conhecer a Torre Eiffel.

Por outro lado, escolher destinos alternativos, para ser flexível com as datas, evitar as duas semanas de anteriores e posteriores ao Natal e outros feriados esgotados: isso seria fácil demais. Mas, já vale como dica.

Sabemos que se preços das passagens não são fixos, eles mudam a cada dia, cada hora, cada minuto como se fossem índices do mercado de ações da bolsa de valores.

Uma viagem partindo do Rio de Janeiro para Barcelona, pode custar diversos preços. Se você observar aos custos hoje de um voo que ocorrerá em 6 meses, vai notar um valor bastante elevado.

Já entre 2 meses, um preço médio e um bilhete datado para um embarque de aproximadamente 20 dias, pode custar muito menos.

Assim algumas dicas uteis baseadas sobre as últimas pesquisas científicas e sobre muitas experiências de viajantes podem se tornar muitos uteis antes de fazer o fatídico click da compra no seu carrinho virtual.

Passagens Aéreas Baratas

A busca de passagens aéreas baratas parece um campo de competição, uma luta econômica em busca de equilíbrio entre quem oferece e quem quer comprar. E como em todas as disputas “de respeito”, primeira coisa a fazer é conhecer muito bem o lado adversário: as companhias aéreas.

Passagens Aéreas Baratas

Ou seja, precisamos compreender um pouco sobre o que efetivamente gera economia para elas, entender a lógica das empresas aéreas e compreender porque e quando acontecem as promoções.

Melhores dias e horários para viajar de avião:
a hora que vale ouro

Além de biliões de palavras que poderíamos gastar para descrever como funciona o mecanismo das companhias aéreas, tudo se resume e um assunto básico que domina nosso tempo: a lei da oferta e da procura.

Esta lei nos influencia muito mais que a lei da gravidade descoberta da Newton e que nos deixa com os pés na terra.

O jogo é muito simples: quanto mais queremos e procuramos uma coisa, e quanto mais as outras pessoas buscam a mesma coisa que nós, tanto mais aquela coisa vai ficar mais cara. Isto é um fato!

Então como dita a regra de base: as passagens mais buscadas tendem a ser mais caras e as menos buscadas, mais baratas. Parece óbvio, mas poucas pessoas se alertam a isto.

Esta regra de base se aplica diretamente no cálculo do preço das passagens e por essa razão é mais recomendado voar em horários alternativos.

Optar por viagens em horários pouco frequentados pelas companhias aéreas funciona muito bem, dê preferência aos voos mais vazios, como os noturnos ou aqueles que partem de manhã, muito cedo.

Ou seja, partindo muito cedo ou muito tarde a passagem é mais barata. Será uma coisa natural, mas é um fato concreto que está caindo em desuso pela descrença popular. E a descrença popular, nestes aspectos é ponto positivo para aqueles que procura pelos melhores preços.

Entretanto, acordar de madrugada por alguns dias para se empenhar na busca de bons será muito compensador, principalmente para o fazer seu bolso.

Melhores métodos para passagens aéreas baratas

 Hugo Lagares: Encontrar Passagens Aéreas Baratas

Verifiquei algumas promoções de passagens aéreas que casam perfeitamente com a proposta deste conteúdo.

Organizei as informações e agora estamos repassando para você. Então preste bem atenção porque estes macetes podem ser um grande diferencial na economia que pretende fazer.

O primeiro exemplo são as páginas especiais com de ofertas, elas existem para todos os horários. As ofertas mais disponíveis são, advinha quais… Sim, exatamente, as de madrugada. Mas quando falamos de madrugada não defendemos apenas os horários dos voos, estas pesquisas vão muito além disto.

Além do horário, o destino e o dia da semana, você também deve anotar as variações dos preços. Para não ficar complicado, escolha primeiro os destinos que você mais aprecia e depois mãos à obra.

Determine um tempo para se dedicar as buscas de promoções, dívida este tempo em pequenas frações e em seguida, anote os valores cotados para as passagens destes períodos.

Lembrando que é bastante claro que viajar na sexta-feira e voltar no domingo ou na segunda, não tem nada de econômico: a maioria das pessoas somente dispõe do final de semana para realizar viagens. Por essa razão, o preço aumenta consideravelmente.

Segundo pesquisas baseadas em experiências de usuários que os dias mais baratos para a partida e retorno são quarta-feira, terça-feira e também o sábado.

Um outro truque muito utilizado pelos caçadores de passagens baratas é o dia de reserva. Nas noites de sábado, aos domingos e feriados (em especial os prolongados), é o momento onde as maiorias das pessoas encontram tempo para as buscas de passagens. E nestes períodos os preços estarão mais elevados, pelo menos 7%, apontam as pesquisas.

Estas mesmas pessoas que apenas tem tempo de efetuar as compras de passagens nos dias mencionados no parágrafo acima, são aquelas que também reservam rapidamente seus bilhetes causando esgotamento das vagas com desconto.

Pesquisei em alguns sites de renome e também alguns índices de experiência do usuário de serviços aéreo, e cheguei as seguintes considerações:

  • Frequentemente, a segunda feira é um ótimo dia para se comprar, reservar e buscar os melhores preços. Levando em consideração em que este é um dos dias úteis com maior acumulo de tarefa para as pessoas, as buscas estão quase sempre em baixa.
  • Terça-feira é o dia em que os índices de ofertas e taxas de desconto estão mais elevados em comparação aos outros dias da semana.
  • Quarta-feira, ocasionalmente, acontece um boom de promoções de madrugada. Muitas empresas utilizam este dia para fazer o balanço de reservas. Quando as reservas não se cumprem os preços das passagens vão diminuindo de acordo que se aproximam da data de embarque. Este também pode ser considerado um ótimo dia de promoção, às vezes.

Estas são apenas alguns pontos de pesquisas que podem te nortear, mas o seu planejamento de busca depende de determinado esforço e determinação por um curto período de tempo.

Em geral, é importante perceber as taxas e preços de viagens aéreas mais baixos nestes dias, anotá-los e fazer a comparação.

Outro dado importante é que quanto maiores forem os aeroportos de embarques e desembarque maiores serão as oportunidades de promoções.

Por exemplo: Se você aterrar ou descolar a partir de cidades como Rio de Janeiro ou São Paulo e Londres ou Paris, que têm mais de um aeroporto e são todos servidos por companhias low cost, menor tende a ser o custo do bilhete.

 

Comprar passagem aérea com antecedência é mais barato?

As companhias aéreas começam vendendo bilhetes cerca de onze meses mais cedo do que o tempo da partida.

Mas não é por isso que você deve cair na ilusão de ser tão preventivo; de fato planejar suas férias de verão com quase um ano de antecedência é uma ótima ideia para coordenar as finanças. Mas, proceda com ações certas no momento mais adequado.

O primeiro truque é não ficar ansioso para querer reservar imediatamente, pensando que esta antecedencia te trará alguma vantagem. Os preços das passagens aéreas ocilam de acorco com as procuras e demandas. Se você tentar olhar para uma taxa inicial para 6 meses, percebemos que o preço é alto e não muda mesmo depois de um mês. Os algoritmos entram em operação cerca de 100 dias antes (variável de acordo com a companhia aérea) e, a partir desse momento, que a taxa começa a cair. Então, teoricamente, para reservar 3 meses antes de um vôo de avião é a melhor jogada para conseguir passagens aereas baratas.

Comprar passagens aéreas

 

Um dos estudos do site Skyscanner, feito sobre uma enorme base de dados de destinos, preços e a variabilidade deles, estima que o momento certo para comprar é com cerca de 6 semanas de antecedência se você procura um voo a um baixo custo.

Em 20 semanas de antecedência (portanto, cerca de cinco meses antes) se você pretende conseguir vantagens de preços sobre companhias aéreas mais tradicionais. E se é você procura uma passagem internacional, optar pelas reservas com mais ou menos 23 semanas é o tempo certo.

Outro estudo assinado pelo portal CheapAir, baseado sobre uma análise de 4 milhões de usuários de sites de compras de passagens aéreas, em 2013, relata que o tempo médio para se encontrar bons preços para quaisquer que sejam os itinerários são de 54 dias.

Vale a pena fazer as suas contas levando em consideração os dados acima e tirar suas próprias conclusões.

Passagens Aéreas De Última Hora Em Promoção

 É muito comum ouvirmos falar que comprando passagens de última hora aumenta as chances de encontrarmos os melhores preços e promoções. Contudo, também é muito comum procurarmos passagens aéreas baratas de última hora e não acharmos.

Como mencionei no desenvolvimento contextual, logo a cima, o sistema de preços utilizados pelas companhias aéreas não tem nenhuma ligação com os achismos do senso comum.

Encontrar aquela passagem para o destino de seu sonho e super barata no último minuto é uma exceção. Uma miragem.

A verdade é que os procedimentos de vendas além de não adivinharem se sua compra é por antecedência ou não, eles também não se importam com este tipo de demanda.

Entretanto, os custos dos voos podem elevar ou diminuir seus custos independente das buscas feitas pelos usuários.

Outro fato que pode soar desagradável, é que deixar para fazer coisas importantes na última hora pode transformar a tentativa de economia em um grande prejuízo. Esta é uma lógica implacável, mas permanece irrepreensível.

 Passagens Aéreas Em Promoção

 Em determinados períodos do mês e do ano, geralmente nas proximidades de datas comuns, grandes companhias aéreas como GOL, LATAM e AZUL, entre outras, disponibilizam um festival de passagens promocionais ao mesmo tempo.

Promoção de Passagens Aéreas

Estas empresas oferecem passagens aéreas em promoção quando existe baixo nível de ocupação em suas naves. Podem ocorrer também um ou dois dias antes de datas festivas, quando muitas reservas não se cumprem. Mas, é melhor não esperar por isto.

Esta é uma forma de precaver-se de prejuízos com os curtos de transportes e outros serviços da aeronave.

Suponhamos que você não viajou para fora de sua cidade nos períodos das festividades juninas, que é o momento em que muita gente viaja. Então economizou dinheiro e resolveu comprar as suas passagens em março, por exemplo.

Fundamentalmente as passagens podem estar muito mais baratas neste período, pelos seguintes motivos:

  • Cancelamentos de viagens de última hora, feita pelo passageiro;
  • Pouca busca neste período;
  • Momentos em que não são comuns feriados;
  • As despesas com as festividades e outras como compra de materiais escolares, por exemplo, torna desinteressante os gastos (da maioria das pessoas) com passagens.

Basta ver que este é um período de mínima taxa de ocupação nos aviões, é o momento mais fácil de se encontrar passagens aéreas pagando muito menos.

A lógica das empresas aéreas nestes períodos é basicamente a seguinte: Pouco busca e muitas poltronas vagas. Nestes momentos surgem as grandes promoções.

Efetivamente, quase todas as companhias aéreas chocam-se com esta realidade ao mesmo tempo em determinados períodos. Por isso, dizemos que há um festival de passagens aéreas em promoção.

Para saber sobre estas promoções, além de pesquisas, você deve fazer cadastros em sites que informam sobre promoções de passagens aéreas e também nos das companhias aéreas. Desse modo você sempre será sinalizado via e-mail sobre todas as promoções. Além dos aplicativos das companhias e agências de viagem que notificam seu celular sobre promoções de última hora.

Mas, não deixe o seu empenho na mão de terceiros, o interesse maior é o seu que pretende viajar de forma mais econômica possível.

O ideal é determinar períodos durante o dia para as pesquisas de melhores ofertas disponíveis. Lembre-se daquele ditado que diz: “Tudo que é bom dura pouco. ”

Como Comprar Passagens Aéreas Internacionais Baratas?

 As oportunidades para comprar passagens aéreas baratas não são muito diferentes das passagens nacionais. Nos tópicos acima explicamos e exemplificamos todos os detalhes sobre os melhores momentos de fazer aquisição de passagens aéreas baratas, sejam elas nacionais ou internacionais.

As informações que podemos adicionar e que é bastante valiosa, principalmente nos casos das viagens internacionais são os programas de milhas. Este procedimento é uma espécie de sistema de fidelidade que oferecem inúmeras vantagens, inclusive trocá-las por passagens. Mas, depende da quantidade.

Além de participar dos programas de milhas, nunca se esqueça de requisitá-las nos momentos certos.

A AirFrance/ KLM e TAP são algumas das muitas empresas que trabalham com a contagem de milhas e as trocam por vantagem como:

  • Possibilidades de esperar pelo voo nos louges disponíveis nos aeroportos;
  • Troca de milhas por promoções ou passagens aéreas;
  • Refeições e outros benefícios.

 Conclusão

Neste capítulo aprendemos sobre vários truques, métodos e estratégias para encontrar passagens nacionais e internacionais a preços acessíveis.

Agora já sabemos que planejar as buscas nos sites de venda de passagens aéreas é muito importante, porém mais importante ainda é estar atento nos momentos oportunos.

Detalhamos as dicas sobre as melhores horas do dia; os melhores dias da semana e os períodos do ano que é mais fácil encontrar passagens baratas.

Para complementar o conteúdo, aí vai uma dica bônus:

Experimente a regra das 24 horas. Algumas companhias aéreas oferecem um reembolso livre se você cancelar a sua dentro de 24 horas, de modo que você pode verificar a tarifa apenas reservado com notificações Skyscanner.

Se o custo do voo tem uma baixa, exclua o voo original e adquira o mais econômico. Isto vai poupar um pouco de dinheiro, mas tenha cuidado porque algumas companhias aéreas não oferecem esta opção, enquanto outros podem cobrar uma penalidade se você estiver fora da janela de 24 horas.

Suponhamos que agora você já está mais do que preparado para suas buscas do próximo destino, não é verdade?

Se você se interessa em assuntos referentes a viagens não deixe de conhecer outros conteúdos como este, com informações precisas e plena de dados úteis direcionado especialmente para tirar as suas dúvidas e cumprir os seus interesses.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *