Posted in:

6 Dicas essenciais para comprar passagens aérea barata

Ah! Viajar! Viajar! Ser dono do destino, definir caminhos, controlar situações…

Ah! Viajar! Quanta verdade há no pensamento de Amyr Klink, o maior navegante brasileiro da atualidade, quando diz “pior que não terminar uma viagem é nunca partir”.

Em algum lugar do mundo há sempre alguma situação, alguém, uma coisa, um lugar, um horizonte, um costume, uma música, uma festa… alguma coisa aguardando sua chegada, esperando ansiosamente pelo pouso do avião que está levando você até lá.

Um passo, somente um passo que se dá e seu olhar chega um passo adiante; cem passos, ele vai cem passos adiante. Imagine, então, durante uma viagem. Quanto não se pode ver e aonde não se pode chegar?!

Quem nunca viajou nem percebe o círculo vicioso em que se envolveu; vive o clima como se fosse o único e, em muitas situações, o único verdadeiro. Detém-se num ir-e-vir limitado no espaço e no tempo. Tudo entra em rotina, especialmente o cérebro.

É possível até que Rosa de Luxemburgo tivesse acabado de chegar de alguma viagem quando disse “quem não se movimenta não percebe as correntes que o prendem”. E deve ter dito isso somente para concordar com a gente, aí em cima.

Viajar é sair do mesmo e chegar ao outro, tomando posse do visual, do conhecimento, das experiências que a vida sugere em cada um dos “saia daí” e dos “vá pra lá”. Viajar é mudar o mundo – quando não o geral, pelo menos o próprio mundo – e quebrar as pesadas correntes dos problemas e da rotina.

Tudo melhora com uma viagem, até mesmo quando a viagem aparentemente não tenha dado os resultados esperados, como a gente falou neste texto. Só existe um adjetivo que possa se associar a qualquer viagem: “boa”, pois, ainda que tenha havido alguma intercorrência no durante, o depois é sempre cheio de experiências e lembranças e histórias e causos.

passagens aérea barata

E tudo se torna ainda melhor quando a gente consegue viajar de avião, com a visão reconfortante das nuvens no fundo dos olhos, da mente e da alma. É como se aproximar da condição dos pássaros não exatamente como Ícaro, mas como ser humano normal, capaz de traçar um destino e chegar a ele. Do alto, vê-se o mundo. E se pode ver sua plenitude.

Se uma viagem fica melhor quando é pelos céus, imagine quando se vai aos céus por passagens aéreas baratas. É simplesmente incomparável. É ter certeza de que nenhum destino é inatingível, nenhum amigo é intocável, nenhuma cachoeira permanece desconhecida.

E, sim, é possível viajar com passagens aéreas baratas. Hoje em dia, com as facilidades que a internet infere, viajar se tornou tão possível quanto ir ao cinema. Certo… ok… a internet facilitou bastante, mas é preciso alguns cuidados, como a gente vai ver logo abaixo.

Segurança nos voos

De qualquer maneira, nada tira o prazer de uma viajem de avião. A praticidade, o conforto e, especialmente, a segurança. Há levantamentos que evidenciam menor relação entre quantidade de viagem de avião à acidentes que quantidade de viagem de carro à acidentes.

Especialistas explicam que essa menor relação se dá porque um avião passa por avaliação a cada voo. Toda vez que desce, entra em inspeção técnica e estrutural. Já com o carro, não. Outra estatística aponta que é muito baixo o número de motoristas que se preocupam com manutenção preventiva dos veículos; somente com a corretiva.

Uma viagem a partir de passagens aéreas barata é plenamente possível atualmente, como a gente comentou. Mas pode sair cara se algumas providências e estratégias não forem tomadas e assumidas. Para evitar problemas, siga nossas dicas, mas sempre com a atenção voltada a todas as possibilidades, que a gente vai elencar também aqui.

Acompanhe as Promoções de Passagem Aérea

Antes de a gente continuar, deve-se lembrar de que é muito difícil um gráfico que represente a relação preço baixo à qualidade apresentar curva ascendente. Preços baixos, promoções, campanhas etc. são feitas por empresas comerciais. E empresas dependem de lucros; lucros baixos significam qualidade menos atraente.

passagens aérea barata

E esse negócio de qualidade baixa não significa somente menos salgadinho disponível na poltrona, mas também restrição quanto a peso e tamanho de bagagem, serviços de atendimento geral etc. Certo?

Há diversos sites altamente confiáveis que disponibilizam informações constantes sobre companhias aéreas, inclusive sobre fases de promoção. E há mecanismos pelos quais você pode escolher a fluência, o veículo, o tipo e qualquer outro detalhe para ser informado; e-mails é um dos veículos.

Afinal, sua caixa de entrada vive cheia de correntes, spams, oferta de produtos que você acha que nunca vai comprar etc. etc. etc. Ter informações sobre seus gostos e costumes é melhor.

E ainda você “leva” as consultas, pesquisas e avisos de promoção pra qualquer lugar. Basta baixar aplicativos para celulares. Muitas companhias já dispõem de alguns muito bons e as que não dispuserem vão ter de fazê-lo porque é a melhor maneira de chegar aos clientes.

Na verdade, esses aplicativos são bons porque as companhias costumam usar a tática dos supermercados, oferta relâmpago. Em dado momento, durante poucas horas – normalmente nas madrugadas -, dão descontos que podem chegar a 70%. Mas dura pouco isso. É preciso ficar atento às mensagens em seu celular.

A concorrência entre companhias aéreas é tudo o que o viajante precisa para conseguir passagens baratas. Você tem a chance de optar entre as melhores ofertas de passagens. Mas se lembre da velha história: “esmola demais, santo desconfiado”. Mantenha atenção a isso e você vai ter muito sucesso na busca por passagens baratas.

Faça a reserva de passagens aéreas on-line; evite reservas por telefone ou diretamente nas companhias ou qualquer outro contato direto. Elas têm estratégias de venda quase perfeitas e conseguem vender, quando não conseguem “empurrar”, uma passagem mais cara e até mesmo para um destino diferente do que você pretendia visitar.

Mas, antes de fechar o negócio, perca alguns minutos e ganhe muito menos dias de dor de cabeça pesquisando sobre o site e as companhias associadas a ele. Use o Procon ou o Reclame Aqui ou mesmo redes sociais na pesquisa. Você pode encontrar detalhes interessantes sobre as posturas perante clientes. E interessantes, tanto positivos quanto negativos.

Pesquisar é o primeiro passo para comprar passagens aéreas baratas. Ou ainda é possível adquirir diretamente em sites das companhias aéreas de baixo custo, SkyEurope, Easy Jet, Smart Wings, RyanAir, Click 4 Sky, no caso da Europa; Avianca, Azul e Latam no Brasil. Porém, espere menor conforto ou alguns empecilhos durante a viagem. Mas isso não é grande problema.

Outra ação inteligente para conseguir passagens aéreas baratas é fazer reserva com muita antecipação, ainda que seja de alguns meses. Assim, o preço pode ser muito menor do que quando você decidir comprá-lo apenas alguns dias antes da partida. As companhias gostam de ter dinheiro em mão o quanto antes para poder investir em novas promoções.

Pesquisas de importantes sites da área mostram que adquirir passagens aéreas entre 50 e 60 dias antes da viagem pode significar preços até 30% menores. Bom, né? Ô..

Mas é preciso tomar cuidado com esse negócio de compra antecipada. Há riscos que você deve considerar:

  • Serviços de traslado que deixou de ser oferecido. E você precisava muito
  • Concorrência. Uma companhia pequenininha passou a oferecer o voo por preços que derrubaram as outras ofertas
  • O voo não é mais feito naquele horário
  • Alteração no serviço de bordo que deixaria você muito irritado
  • Você receber uma tarefa na empresa e suas férias ou oportunidade de viagem precisarem ser adiadas

Monitorar promoções especiais de companhias aéreas e comprar um bilhete aéreo durante uma campanha antecipada para temporadas é compensador.  Considere essa possibilidade, inscrevendo-se diretamente nos sites das grandes companhias.

Se possível, prefira passagens eletrônicas. Você recebe por e-mail uma espécie de cópia da passagem, com todos os dados, incluindo horários e datas. Mas o dado mais importante é o código verificador localizador de reserva. Nunca esqueça de portá-lo no aeroporto, pois é a autorização para embarcar.

Imprima a passagem em sua casa ou escritório. A passagem eletrônica em si é uma série de informações que permanecessem armazenadas nos bancos de dados da companhia. Estes são comparados com a passagem que você imprimiu. E, claro, você deve portar também um documento com foto.

Um aeroporto menor é outra opção para conseguir passagens aéreas baratas. Os impostos pagos pelas companhias são menores, talvez nem haja taxas e, se houver, são mais baratas. Certamente esse custo operacional menor é repassado para as passagens, o que as torna mais baratas.

Há uma estratégia que poucos pessoas usam: comprar um bilhete de volta na mesma companhia. Isso garante mais passageiros a elas e consequente diminuição no valor das passagens duplas – ida e volta.

Ultimamente, há enormidade de sites de compras coletivas. Muitos deles divulgam pacotes com trechos aéreos. É excelente opção e, com sorte, se consegue bons descontos. Mas um cuidado deve ser tomado: restrições a datas, horários, já que as companhias disponibilizam a maioria das passagens para as baixas temporadas.

Não contrate intermediários, exceto se você não dispuser de tempo para os trabalhinhos extras acima.

 Melhores dias e horário para comprar passagens aéreas

Viajar é necessidade humana. Ainda que seja uma viagenzinha de poucas horas, o ser humano está sempre tentando sair um pouco da rotina. Por isso, essa atividade é desenvolvida em ondas em relação à vontade, disponibilidade e oportunidade dos viajantes.

passagens aérea barata

Tanto quanto as pessoas inconscientemente ingerem menos carne nas semanas anteriores à Quaresma ou se sentem mais fraternais em períodos próximos ao Natal, viajar também segue determinados padrões.

Esses padrões refletem diretamente na visão que as companhias aéreas têm sobre o comportamento dos clientes. E isso já ocorria desde algumas décadas porque as empresas acompanhavam esse comportamento em registros manuais. Tudo bem que as respostas demoravam um pouco para compor uma estatística, mas essas estratégias eram – e são ainda – muito usadas.

Dessa maneira, elas sabiam quando havia necessidade de liberar mais assentos, menos assentos, oferecer um serviço para qualificado ou menos intenso. Bem… com a internet, tudo ficou mais fácil para elas.

Por exemplo: neste exato momento em que você está lendo este texto, as companhias já estão quase sabendo que o interesse por comprar passagens aéreas está aumentando porque, além de você, milhares de outros internautas também estão acompanhando nossas postagens.

Não se assuste… isso acontece. Estamos na era do BBB virtual. A diferença entre o programa e sua vida é que lá as pessoas autorizam a intromissão; na internet, ela é incondicional.

Além disso, há os registros instantâneos propriamente ditos. As companhias sabem, por exemplo, que as sextas-feiras, sábados e domingos são os dias mais procurados por viajantes, seja para viagens de negócio ou entretenimento. Então, aumentam um pouquinho o valor das passagens.

Comprar passagens aéreas nesses dias, sem necessidade absoluta, é pagar mais caro por elas. Pense, então, em comprar passagens aéreas entre segunda e quinta-feira. Os descontos podem ser surpreendentes.

E as terças e quartas-feiras são os dias ideais, pois as companhias aéreas reservam esses dias para tentar vender os assentos não negociados nos fins de semana. Então, aproveite!

Quanto a horários, voos na madrugada são mais baratos, segundo pesquisas e informações da Airlines Reporting Corporation, publicado em novembro de 2014. Esses horários não são tão procurados por passageiros, mas acordos aéreos praticamente obrigam as companhias a manter voos de madrugada. Assim, preferem baixar os preços e conquistar poucos passageiros a não ter passageiro algum ou pagar multas.

Muitas empresas oferecem desconto de até… sim… 50%. São Paulo à Recife, atualmente uns 350,00R$, sai por 165,00R$ se o voo for de madrugada. Bom, né? Ô…

Compare os preços. Pode ser surpreende

Há centenas de sites que trazem diversas informações de muitas empresas aéreas sobre a mesma rota para facilitar sua busca por passagens aéreas baratas. São boas ferramentas de pesquisa e chegam a comunicar promoções e descontos que não são encontradas nem mesmo no endereço da própria companhia.

Mas… bem… o inconveniente é que muitos desses sites são uma espécie de agência de viagem virtual e acabam cobrando algumas taxas. Pequenas, mas são cobradas.

E alguns usam de estratégias meio oclusas, como informar taxas de aeroportos somente antes do último “click” para fechar negócio. Algumas, mesmo após o fechamento da compra.

Muitos sites ainda oferecem serviços específicos, como alertas de altas e baixas de preços em determinados momentos e a melhor hora para adquirir um passagem aérea. É o caso da Kayak.

Já a Momondo informa o melhor dia da semana, o melhor horário e o melhor roteiro para sua viagem.

O próprio Google dispõe de serviço nessa área, o Google Flights. Seu banco de dados é enorme – bem… estamos falando do Google – e indica o melhor dia do mês ou da semana, além de horário, para compra da passagem.

Veja outros sites em que você pode encontrar variedade infinda de promoções:

  • voeazul.com.br/passagens-aereas-promocionais
  • melhoresdestinos.com.br/
  • passagensimperdiveis.com.br/
  • promocaopassagensaereas.net.br/
  • tam.com.br/promoção
  • voecomdesconto.com/
  • voegol.com.br/pt-br/promocoes/paginas/default.aspx

 

Alta e Baixa Temporada

Se sua viagem não tem objetivo definido, ou seja, negócios ou urgência, prefira comprar nas épocas em que a procura por passagens aéreas baratas é menor. As companhias costumam se ressentir da falta de clientes e dão descontos atrativos que, claro, alcançam o bolso de quem quer mesmo viajar em algum momento da vida.

No Brasil, a alta temporada são os períodos próximos ao Carnaval, Natal e grandes feriados, além de janeiro e julho inteiros. Nessas épocas, os preços acompanham a procura, naquela velha máxima macroeconômica: “procura maior, preço maior”.

Nesse caso, procure comprar passagens nos outros períodos. Neles, as companhias estão ávidas por cliente e carentes de suas presenças.

 

Rotas Alternativas

A técnica de buscar rotas alternativas é interessante por dois motivos: você pode encontrar uma cujas passagens aéreas baratas sejam realmente baratas e ainda aumenta seus conhecimentos geográficos. Bom, né? Ô…

Caso não encontre o preço da passagem que gostaria, pratique a busca por voos chegando e saindo de lugares diferentes e identifique uma rota interessante para suas expectativas.

Um aplicativo alemão está se expandindo porque faz exatamente isso para você: encontra rotas alternativas para sua passagem aérea mais barata aparecer num “aeroporto escondido”, que é como o aplicativo classifica alguns destinos de voos.

Segundo a companhia que criou a ferramenta, você consegue voos com até 80% de desconto a partir de novas rotas, encontradas por algoritmo exclusivo do aplicativo.

Essa quase maravilha ainda não existe em português, mas acha rotas em todo o mundo.

Troque milhas por passagens aéreas

Lançar mão de pontos acumulados em compras no cartão de crédito, usando-os para converter em passagens aéreas baratas, é uma boa ideia e já está instalada nos passageiros aéreos brasileiros. Bem… mas parece que ainda não descobriram algumas técnicas para acumular milhas.

passagens aérea barata

Planejamento é a palavra mágica quando a gente se cadastra num plano de milhagem. Quanto maior o valor do tipo de passagem, mais pontos são destinados a seu histórico de fidelidade e mais itens de vantagens você consegue, como valor nulo para bagagens extras.

Cada programa de fidelidade tem seu próprio código estratégico. Conhecê-lo é bom começo para conseguir boas negociações. Por exemplo: dependendo do plano, um voo para o sul ou para o norte do país tem o mesmo valor em pontos. Neste caso, não convém usar os pontos em viagens curtas. Prefira as longas, pois é possível trocar os pontos por descontos. Ainda, claro, dependendo do plano.

Já a maioria dos planos autorizam uso dos pontos em qualquer época do ano, o melhor é usá-los na alta temporada, quando as passagens estão mais caras. Sua economia vai ser maior.

A ainda é possível unir o útil ao plano de milhagem. Diversos comércios e serviços fazem convênio com companhias aéreas para acumulo de milhas. Pode-se comprar a revista de sua preferência e lançar alguns pontinhos do histórico; levar a esposa (ou esposo) no restaurante para um jantar romântico e pronto! Mais alguns pontinhos.

Se seu fluxo de voos é razoável, veja se a companhia que você mais usa dispõe de cartão próprio. A quantidade pontos é bem maior quando você usa esse cartão.

O passageiro precisa analisar todas as vantagens das companhias de voos. Alguns itens podem ser interessantes para seu vizinho, mas não para você. E normalmente são os que oferecem mais pontos.

Mesmo fazendo parte de programas de milhagens de uma companhia, não deixe de acompanhar as promoções. Algumas delas permitem uso dos pontos mesmo nessas ocasiões. As passagens saem tão baratas que beiram a gratuidade.

Especialistas em acúmulo de milhagens são unânimes em instruir que a melhor maneira de escolher um plano é analisar o próprio perfil e confrontá-lo com o perfil da companhia. Vejas alguns itens importantes no momento de analisar sua adesão a qualquer plano:

  • Tempo médio de compra antecipada de passagens
  • Viagens constantes ou somente em oportunidade de promoções
  • Prefere alta ou baixa temporada
  • Compreende exatamente como funciona o plano de milhagem da companhia que está analisando

Conseguir passagens aéreas baratas é “um barato”, como dizem alguns leitores nossos, os mais bem-humorados. De qualquer maneira, é mesmo um exercício interessante de uso de estratégias, aproveitamento de oportunidades que praticamente ninguém percebeu, análise de termo de contrato etc.

A mecânica é estimulante, pois acaba se tornando um jogo de xadrez ou caçada de gato a rato. Ou vice-versa, dependendo da situações. O importante é que você não deve jamais deixar se transformar em batalha naval.

Pesquise, baixe aplicativos, cadastre-se em sites para receber newsletter, inclua-se em grupos de mensagens instantâneas associados a viagens e redes sociais.

Aproveite a máximo tudo que a tecnologia tem oferecido para aproveitar ao máximo tudo que uma viagem pode lhe oferecer.

Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *